Pular para o conteúdo principal

Fundamentais para dar mais aroma e sabor às preparações, há muitos anos os temperos são apreciados e cultivados em todo o mundo. A época das grandes navegações, por exemplo, ficou marcada pelo uso de diferentes especiarias em vários países e povos.

No Brasil, existem muitos tipos de tempero que fazem diferença para o resultado das receitas. Louro, cebola, alho e outros condimentos deixam até mesmo o feijão com arroz do dia a dia mais gostoso e especial.

E aí, ficou interessado e quer saber quais são os temperos essenciais na cozinha? Então, continue a leitura para descobrir!

Alho

Um dos principais tipos de tempero utilizado nas cozinhas brasileiras é o alho. Para que o sabor forte desse ingrediente seja amenizado, é importante dourá-lo no início da preparação da receita.

No entanto, tome cuidado para que não queime, pois esse processo confere um sabor mais amargo. Você pode utilizar o alho para temperar carnes, fazer molho para saladas, patês, na famosa dupla arroz e feijão ou para a preparação de chás.

Os principais benefícios desse tempero para a saúde incluem a melhora de doenças inflamatórias, a diminuição do colesterol e o combate a microrganismos. Assim, use e abuse do alho para ter mais saúde e conferir sabor às suas receitas.

Cebola

Junto com o alho, a cebola também é um dos temperos essenciais na cozinha. Cozida ou refogada, o importante aqui é não deixá-la por um longo tempo no fogo, pois pode perder grande parte dos nutrientes.

Entre os seus principais benefícios, podemos citar as vitaminas A e C, o controle do colesterol, os efeitos antioxidantes e o alívio de problemas respiratórios. A cebola pode ser utilizada em vários tipos de grãos e carnes, além de temperar legumes e saladas.

Cebolinha

A cebolinha é da mesma família do alho-poró, da cebola e do alho, sendo a base do cheiro-verde. Ela é muito usada em vinagretes, omeletes e molhos à base de creme de leite. O recomendado é usar a erva para finalizar os pratos, já que o calor faz com que ela perca o sabor.

Orégano

O orégano é uma das ervas mais apreciadas, tanto pelas extensas combinações, quanto pela facilidade de uso. Muito presente nas pizzas, o tempero é da mesma família que o manjericão, portanto, vai bem com preparações que levam suco de limão, azeite, queijo e tomate.

O orégano fica ainda mais aromático quando está desidratado e pode ser usado nos preparos de couve-flor, berinjela, abobrinha, peixes, cordeiro e carne bovina. Os principais benefícios incluem a redução da inflamação, o fortalecimento do sistema imunológico e o favorecimento da perda de peso.

Alecrim

O alecrim é uma erva fácil de ser identificada nas receitas, pois apresenta um aroma e um sabor marcante. Inclusive, é essencial saber dosar bem a quantidade para não deixar toda a preparação com o mesmo gosto. Há até quem aproveite as vantagens do chá para ter mais concentração e foco na hora de estudar.

Esse tempero natural pode ser utilizado na versão seca ou fresca, em preparos quentes que levam carne de porco e aves. Também vai muito bem com legumes e pães, como a famosa focaccia. Experiente colocar alguns ramos sobre batatas gratinadas ou assadas e você terá um excelente acompanhamento para qualquer proteína.

Com folhas em formato pontiagudo, essa erva pode embelezar e perfumar a sua horta na cozinha. Assim, lembre-se de incluí-la em sua despensa de temperos naturais e você nunca mais terá pratos sem sabor em casa.

Louro

Por apresentar folhas não comestíveis e firmes, o louro é um tempero ideal para receitas que envolvem um longo período de cozimento. É comum usá-lo em diferentes tipos de feijão e grãos, mas você pode incluir a erva em preparações de molho de tomate, caldos e legumes — das quais precisa ser retirada antes do consumo.

Por conta do delicioso aroma, o louro também é um bom tempero para carnes assadas. Logo, muitas pessoas costumam utilizá-lo como erva principal da carne de porco, usando as folhas em caldos e marinadas que podem acompanhar a proteína animal.

Manjericão

O manjericão é uma especiaria muito apreciada na cozinha italiana e mediterrânea, conferindo um frescor ao prato. O sabor forte forma boas combinações com temperos como suco de limão, azeite e alho. Por essa razão, a erva é bastante usada em receitas que levam molhos de tomate, como as massas, além de ser adicionada à finalização de pizzas e legumes assados.

O manjericão é rico em antioxidantes, flavonoides, minerais e vitaminas, sendo útil para a proteção do corpo contra o envelhecimento e para combater os efeitos dos radicais livres. A erva também tem propriedades sedativa, expectorante, digestiva, antisséptica, antitérmica e antibacteriana.

Açafrão

Também conhecido como cúrcuma, o açafrão-da-terra é uma especiaria originária da Índia, sendo muito apreciado na culinária tradicional desse país, além de ser o principal ingrediente do curry. Além de deixar as preparações com uma cor amarelada, o seu sabor é único.

Ele pode ser usado em legumes cozidos, carne vermelha, frango cozido, sopas e arroz. Os componentes que proporcionam a cor marcante do açafrão-da-terra apresentam um potencial anti-inflamatório e antioxidante. Essa característica faz com que o tempero melhore o bom humor e a memória.

Salsinha

A salsinha forma uma famosa dupla com a cebolinha, tendo suas propriedades aromáticas intensificadas quando utilizada fresca. É comum colocá-la em várias preparações, desde grelhados até sopas.

Muito versátil, esse tempero agrada o paladar mais exigente e serve para incrementar saladas, maioneses, molhos, risotos, omeletes etc. Embora seja mais popular em preparos que levam carne bovina, é uma boa erva para frutos do mar e peixes.

Agora que já conhece os principais tipos de tempero, não deixe de usar os mais variados condimentos nas receitas que for preparar em casa. Para isso, lembre-se de optar por um gás de qualidade e que renda muito mais. A Ultragaz oferece um app sem complicações, facilitando o seu pedido no momento de comprar seu gás de cozinha. Não deixe de experimentar esse novo canal!

Gostou do post e quer utilizar os temperos naturais em suas receitas? Então, não dá para esquecer do gás, concorda? Baixe o app da Ultragaz e tenha um produto de qualidade em sua casa!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia mais
Confira os últimos conteúdos
85 anos 11/08/2022
85 anos da Ultragaz
Saiba mais
Boleto digital 10/08/2022
Boleto digital oferece maior comodidade
Saiba mais
tipos de fogão
12/07/2022
Conheça os tipos de fogão e saiba como escolher o ideal
Saiba mais
orçamento familiar
05/07/2022
Orçamento familiar: 6 dicas para acertar no seu
Saiba mais
alimentação saudável
14/06/2022
Guia da alimentação saudável: como melhorar suas refeições
Saiba mais
utensilios para cozinha
10/06/2022
8 utensílios para cozinha que você precisa ter na sua casa
Saiba mais
tipos de tempero
App 14/03/2022
Você conhece os tipos de tempero? Confira aqui quais são!
Saiba mais
Botijão de gás 07/04/2022
Promoção de Páscoa Ultragaz
Saiba mais
Botijão de gás 04/03/2022
Semana do Consumidor Ultragaz
Saiba mais
Empresarial 23/02/2022
Chegou um novo canal no WhatsApp para o público empresarial
Saiba mais
Botijão de gás 10/02/2022
O que você precisa saber sobre o botijão de gás
Saiba mais
App 10/02/2022
Promoção Vamos Energizar no App
Saiba mais
Peça gás 29/11/2021
WhatsApp Ultragaz, um jeito fácil e rápido de pedir seu gás!
Saiba mais
GLP 29/11/2021
Você sabe o que é gás GLP?
Saiba mais
Fogão 29/11/2021
Como higienizar o forno de fogão a gás?
Saiba mais
Botijão de gás 29/11/2021
Meu Botijão de gás pode explodir?
Saiba mais